quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Pensar...sentir....querer




Quais são as características que definem um homem integral?

Os seres humanos são agraciados com três faculdades essenciais:
A faculdade de pensar, a de sentir e a de querer, ou, a razão, o sentimento e a vontade.
O pensar e o querer são as faculdades ativas, o sentir é a faculdade passiva. O pensar e o querer partem do homem, o sentir acontece nele.

A razão, em geral, é considerada o maior patrimônio, e talvez único, da inteligência.
O homem inteligente é aquele que sabe pensar.
É preciso ensinar a pensar, aprendemos isso desde crianças na escola, nossos educadores sempre tiveram o papel muito importante como indivíduos que nos ensinavam a pensar.

Hoje em dia, a inteligência emocional também vendo sendo motivo de ensino/aprendizagem.

A relevância das emoções no desenvolvimento da inteligência tem sido levada mais em consideração. Ensinar a sentir passou a ter força na educação, embora não tanto como o ensinar a pensar. Mas já é um passo.

Poucos são os que já ouviram o termo inteligência volitiva, essa é a inteligência ligada à vontade. Um tipo de inteligência que precisa ser mais explorada. Por uma simples razão, os valores éticos tornan-se a cada dia bastante necessários, e esses valores são muito importantes na conquista de uma vida mais justa. Valores que resultam do uso adequado da vontade, ou do querer, são marcas de uma inteligência volitiva bem desenvolvida.
Se nos preocupamos com a construção de uma sociedade mais justa devemos assumir a tarefa de desenvolver a inteligência volitiva.

O desenvolvimento das inteligências racional, emocional e volitiva deve ser um importante objetivo na vida de cada indivíduo. Os valores de sentimento e moral sempre ficaram em segundo plano, sendo consideradas características de homens fracos e menos espertos.
O homem atual sabe muito, porém, uma grande maioria não possui o sentimento e vontade para conduzir a razão adequadamente. É comum encontrar pessoas que desenvolvem apenas o pensar e acabam dominadas pelo orgulho, tornando-se arrogantes e presunçosas. Necessitam da virtude mais importante na caracterização do homem sábio, a humildade. Sem humildade perdem o interesse em continuar aprendendo. Pensam que já sabem tudo.
Existem indivíduos muito inteligentes, com grande habilidade de decisão, mas vingativos e perversos. Por outro lado, encontramos pessoas de bons sentimentos, mas que não conseguem tomar decisões corretas. São com freqüência iludidas, enganadas pelos espertos.

O homem integral é aquele que obtêm o desenvolvimento harmonioso do pensar, do sentir e do querer.

O individuo que é senhor do próprio pensamento, dos sentimentos e da vontade, pode ser considerado um homem virtuoso, um homem integral.

J.
(baseado no texto “Educação Integral” do Prof. Cosme Bastos Massi)

8 comentários:

Camila disse...

aaaaaaaaa menina!
MIL DESCULPAS POR NÃO TER LIDO O POST!
mas eu pssei voando aqui so pra responder teu comentário e agradecer!

BEIJÃOO
E DESCULPA TÁ..!

Antônio Dutra Jr. disse...

Bah, excelente! Um dos textos mais inteligentes, coincidência ou não, que li nos últimos tempos.

Beijo!

Laura Bourdiel disse...

A dualidade entre fazer e pensar está posta em questão. Muitos vivem satisfeitos com o que pensam saber. Outros pensam que são perfeitos por saber fazer. E não vêem que na realidade, tudo o que pensam saber e fazer, não tem grande utilidade se não sabem viver.

O Antagonista disse...

Baseado nisso, acho que ainda não sou um homem integral. Mas gostei do texto e do assunto. Bem interessante.

Valeu.

Diego Moretto disse...

Hmm....então de acordo com o texto estou a caminho..vamos ver.

Passei pra dar um "oi" e pedir perdão pela demora, vida ta corrida, hehe.
Bjão e o texto estava impecável!

Lucas disse...

por isso sou desintegralizante.

=D

Carlos Howes disse...

Achei muito interessante o texto. A grande chave para tudo na vida é sempre o equilíbrio, e para o pensar, creio que não deve ser diferente.

Unknown disse...

Tendo o pensar , sentir e querer
dentro de um equilibrio e vontade de vencer nos trazem boas respostas em tudo na vida!
inteligente texto!

MARLUCI (Universitária de Pedagogia)