quinta-feira, 29 de maio de 2008

Iniciativa


Aumenta no mundo a preocupação com o impacto das emissões de carbono sobre o clima. Esse fato pode ser medido pela reação de empresas que implementaram programas de combate às emissões. Nos Estados Unidos várias entidades, incluindo empresas como o Google e o Yahoo, organizações como as Nações Unidas e países como a Costa Rica, a Noruega e a Nova Zelândia, embarcaram na iniciativa. Os planos adotam medidas como plantar árvores e encorajar a troca de combustíveis fósseis por fontes renováveis de energia como o vento e a água.

No Brasil há inúmeras iniciativas, capitaneadas por empresas socialmente responsáveis como a Porto Seguro e outras de mesmo porte.

A palavra “iniciativa” reflete bem o espírito de atitudes assim. Significa uma qualidade de quem sabe agir, e que está disposto a empreender e ousar.

Lemos e ouvimos que os grandes países não chegam a nenhum acordo viável sobre o aquecimento global. A arrogância americana diante do problema só aumenta em contraponto gritante ao restante do mundo. É nesse cenário do quase impossível que ações assim demonstram que se podemos fazer alguma coisa, por menor que seja, temos de iniciá-la sem demora. Devemos ter “iniciativa”.

Ter iniciativa, em suma, é não esperar por governos, nem leis, tampouco pela boa vontade dos poderosos. Fazer o possível é o primeiro passo para incomodar quem não se digna a dar um passo adiante.

Aprendemos com o exemplo. Se fizermos o correto, não só dormiremos em paz com nossa consciência todas as noites, como serviremos de parâmetro para vizinhos, amigos, colegas e familiares.

Fazer o possível é não só dar nossa resposta ao planeta, como também mostrar aos outros que o consumo indiscriminado é nosso maior inimigo. É pensar antes de consumir, ao invés de comprar por impulso e sonhar com um mundo cor-de-rosa para nossos filhos.

Como lembra o escritor Eduardo Galeano, “não existe natureza capaz de alimentar um shopping center do tamanho do planeta”.


texto de ALEXANDRE PELEGI




Inicitiva é a primeira atitude que devemos ter se quisermos um ambiente equilibrado e saudável para as futuras gerações e para nosso próprio futuro próximo.
Desde já tome a iniciativa de cuidar do meio ambiente, cuidar da terra em que habitamos e do ar que respiramos para poder viver.
Seja sustentável!!!


Um comentário:

Elder Sales disse...

Olá Jucyara.
Obrigado pelo pulo e coments no meu canto.
Tenho demorado pra postar estes ultimos dias por falta de idéias naturais.
Enfim, está convidada à passar sempre por lá.
Vou voltar a reciclar meu blog mais!
Heheh

Abraços