quarta-feira, 21 de maio de 2008

Você é feliz?


Durante um seminário para casais, perguntaram a uma das esposas:
- 'Seu marido lhe faz feliz? Ele lhe faz feliz de verdade?'
Neste momento, o marido levantou seu pescoço, demonstrando total segurança. Ele sabia que a sua esposa diria que sim, pois ela jamais havia reclamado de algo durante o casamento. Todavia, sua esposa respondeu a pergunta com um sonoro 'NÃO', daqueles bem redondos!
- 'Não, o meu marido não me faz feliz'! (Neste momento o marido já procurava a porta de saída mais próxima).- 'Meu marido nunca me fez feliz e não me faz feliz! Eu sou feliz'.
E continuou:
- 'O fato de eu ser feliz ou não, não depende dele; e sim de mim. Eu sou a única pessoa da qual depende a minha felicidade.
Eu determino ser feliz em cada situação e em cada momento da minha vida, pois se a minha felicidade dependesse de alguma pessoa, coisa ou circunstância sobre a face da Terra, eu estaria com sérios problemas.
Tudo o que existe nesta vida muda constantemente: o ser humano, as riquezas, o meu corpo, o clima, o meu chefe, os prazeres, os amigos, minha saúde física e mental. E assim eu poderia citar uma lista interminável. Eu decido ser feliz!
Se tenho hoje minha casa vazia ou cheia: sou feliz! Se vou sair acompanhada ou sozinha: sou feliz! Se meu emprego é bem remunerado ou não: eu sou feliz!
Sou casada, mas era feliz quando estava solteira. Eu sou feliz por mim mesma. As demais coisas, pessoas, momentos ou situações eu chamo de 'experiências que podem ou não me proporcionar momentos de alegria e tristeza.
Aprendo com as experiências passageiras e vivo as que são eternas como amar, perdoar, ajudar, compreender, aceitar, consolar.
Há pessoas que dizem: hoje não posso ser feliz porque estou doente, porque não tenho dinheiro, porque faz muito calor, porque alguém me insultou, porque alguém deixou de me amar, porque eu não soube me dar valor, porque meu marido não é como eu esperava, porque meus filhos não me fazem felizes, porque meus amigos não me fazem felizes, porque meu emprego é medíocre e por aí vai.
Amo a vida que tenho, mas não porque minha vida é mais fácil do que a dos outros. É porque eu decidi ser feliz como indivíduo e me responsabilizo por minha felicidade.
Quando eu tiro essa obrigação do meu marido e de qualquer outra pessoa, deixo-os livres do peso de me carregar nos ombros.
A vida de todos fica muito mais leve. E é dessa forma que consegui um casamento bem sucedido ao longo de tantos anos. Nunca deixe nas mãos de ninguém uma responsabilidade tão grande quanto a de assumir e promover sua felicidade.'
(Autor desconhecido)



E você...é feliz por si só? ou precisa de alguém ou algo para sentir-se feliz na vida?
Podes andar sozinho ou necessita de muletas?

Reflita sobre a vida e veja que todos somos capazes de nos sustentar e trilhar nosso próprio caminho em busca da felicidade interior.

2 comentários:

n disse...

Oie!!
É muito importante conhecer a si mesmo, e procurar sempre estar satisfeito, não depender de nada para encontrar a felicidade, pois como disse em outro blog, a felicidade está dentro de você. Acontece que no fundo, tirando os monges budistas, poucos conseguem se contentar assim, e essa mulher aí do texto deve ter apanhado. Por mais que ela se sinta feliz assim, não sabe de fato o sentindo da felicidade, pois jamais falaria isso diante do alguém, que é feliz sem ele.
Beijão!

ryanlm disse...

Otimo este texto, pois as pessoas sempre buscam a felicidade em alguem ou algo da vida e nunca nelas mesmo
é muito dificil ver alguem feliz por si só por simplesmente estar vivo e aceitar as coisas como elas são, que atire a primeira pedra quem diga que não, derrepente ate a mulher deste texto mesmo,não se sinta realmente feliz mais esta querendo buscar essa felicidade por determinação, de uma forma ou de outra lendo isto mudou algo em mim
adorei este texto ; )

ps. a proposito fico feliz de saber que vc curte meu blog, pois foi feito para pessoas de bom gosto como voce ; )